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abril 15, 2020
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Reputação Digital SERP Domination

O que é Serp Domination?
SERP é uma sigla para Search Engines Result Page. SERP Domination é, literalmente, dominar os resultados dos sistemas de buscas. Deu para começar a entender? Ótimo.
Esta técnica é utilizada para se dominar os primeiros resultados de uma busca orgânica de certa palavra-chave, ou seja, você domina a primeira página inteira, ou boa parte dela.
É uma técnica utilizada há um bom tempo no mundo SEO. Inclusive muitos SEOs do Brasil já fazem está técnica, mas não sabem que este é o nome utilizado.
Para que fazer uma Serp Domination?
Existem vários motivos para se criar uma Serp. Para mim, estes são os mais importantes:

Deixar a concorrência para trás: evita que os concorrentes, que podem estar mal otimizados, sejam vistos quando se pesquisar por palavras-chave de produtos e/ou serviços que a sua empresa oferece, colocando os concorrentes na segunda página em diante.
Evitar domínios semelhantes: não deixe que domínios semelhantes ao seu tomem o seu público, mesmo por engano. Supondo que seu site tenha o domínio www.meusite.com.br.

A concorrência pode adquirir o domínio www.meusites.com.br ou outro semelhante, levando usuários desavisados a clicarem, achando que é o seu.

Resultados inconvenientes: é possível evitar que, em uma busca por um produto ou marca, uma reclamação de algum cliente insatisfeito apareça na primeira página.
Por exemplo, se você digitar no Google “Net Virtua” vai ver, nos primeiros resultados, uma bela reclamação.
Veja a figura 1. Utilizando a técnica de Serp seria possível empurrar resultados como este para baixo.

Reputação digital Serp Domination

Reputação digital Serp Domination

Divulgar imagens, blog, fórum, redes sociais e vídeos: Divulgue na primeira página links de imagens relacionadas à empresa, produto ou serviço.
Links para blog, fórum e redes sociais, como Ning e Twitter, que a empresa fizer parte. Otimize seus vídeos para que eles também façam parte da Serp.

Como criar uma estratégia de Serp?

Normalmente se cria uma estratégia de palavra-chave relacionada à marca e ao conceito, separadamente, e outras palavras-chave relacionadas a marca+conceito.
As abordagens relacionadas à marca são as mais comuns por serem mais fáceis.
O que acontece, também, é que, em muitos nichos de negócios, algumas marcas são conhecidas pelo seu nome, e nem tanto pelos produtos, daí usuários buscam por palavras-chave compostas de produto+marca.
As técnicas mais conhecidas envolvem subdomínio, blogs, resultados identificados, redes sociais e qualquer coisa que o analista de SEO possa controlar.

Reputação Digital Serp Domination BH

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Figura 2 Resultado identado melhora a SERP

Esta técnica nada mais é que criar uma identação entre duas páginas suas no resultado de busca. Para fazer a identação você pode criar uma estratégia de link building entre duas de suas páginas. Digamos que você tem uma Landing Page que fala de um produto e no seu blog há um artigo que fala sobre este produto. Você cria um link de uma página para outra e trabalha o posicionamento de ambas, e o mecanismo de busca se encarrega de criar a identação, colocando em primeiro a página que ele acha mais relevante. Caso você já tenha uma página bem colocada, pode referenciar um link nesta página para a sua segunda página melhor colocada, isso também pode resultar numa identação. A utilização de subdomínios também pode ajudar a criar um resultado identado.

Na figura 3 mostro a SERP da Plataforma de academias Body Ticket que domina os 10 primeiros resultados, que é uma excelente SERP.

Reputação Digital Serp Domination Belo Horizonte

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O trabalho de SEO envolve algumas das atividades listadas abaixo:

Planejamento Detalhado de SEO:
Revisão do site
Perfil de Backlinks
Mapeamento de Palavras-chave
Análise de Conteúdo Duplicado
Análise de Arquitetura do Site
Análise de Concorrentes
Validação de Links Quebrados
Tempo de Carregamento
Mapeamento de URL
Otimização de Tag Title
Otimização de Tag Description
Otimização de Imagens
Validação de Erros 404
Acompanhamento Google Search Console
Acompanhamento Ferramenta webmaster Bing
Acompanhamento Ferramenta webmaster Yandex
Otimização de Heading Tags
Otimização de Taxa de Abandono
Otimização de Taxa de Rejeição
Validação de tag Canonica
Otimização de Robots.txt
Otimização de Sitemap.xml
Otimização para Local Search
Otimização de Conteúdo
Otimização para Mobile
Análise de Landing Page
Análise de Usabilidade

Aumente o tráfego do seu site com o SEO!

O que é SEO?

SEO Search Engine Optimization é a otimização dos sites para que eles sejam entendidos, indexados e exibidos nos resultados dos buscadores, como o Google, Yahoo e Bing.

Para que isso aconteça, os algoritmos dos buscadores utilizam diversos fatores, internos e externos aos sites, que determinam a relevância e posição dos resultados.

Os resultados da busca no Google são divididos em blocos, onde os primeiros resultados e os da coluna direita são Links Patrocinados Adwords e o restante são resultados orgânicos, que são posicionados de acordo os inúmeros fatores citados.

O meu site entrega o que meu público procura?

Essa é a primeira pergunta a ser respondida antes de procurar um trabalho de SEO, pois é justamente o que fará o seu site merecer estar bem posicionado no Google.

O trabalho de SEO mudou bastante ao longo dos anos. Antes, com algumas “técnicas”, era possível obter resultados expressivos e isso facilitou o trabalho de spammers, o que levou o Google a aprimorar seus algoritmos para tentar eliminar o conteúdo ruim e não pertinente às buscas, ou que foi manipulado por práticas que desrespeitam suas diretrizes Clique aqui para conferir as diretrizes.

Além disso, a evolução das redes sociais mudou as regras do jogo consideravelmente, já que a avaliação da relevância de um conteúdo passou a ser baseada em sua popularidade nessas redes.

Independente dessas mudanças, o SEO continua sendo uma das estratégias de marketing digital mais importantes, devido aos seus bons resultados quando o trabalho é bem feito.
Estar entre os primeiros é uma porta de entrada para consumidores, e consequentemente, do lucro.

Fatores de Posicionamento

De acordo com a MOZ, empresa de Marketing Digital americana, existem mais de 200 fatores de posicionamento que interferem no trabalho de SEO e influenciam nos resultados de busca do Google, que podem ser vistos clicando aqui.

Esses fatores podem ser divididos em internos, (On-Page), que estão relacionados com a arquitetura do site e hierarquia de conteúdo, e externos (Off-Page), que estão relacionados ao comportamento dos visitantes do site. Confira alguns dos fatores mais importantes:

Black Hat SEO e Penalização do Google

Como foi citado anteriormente, existem “técnicas” de SEO que são consideradas pelo Google como manipulação.
Também conhecidas como “black hat”, essas técnicas são passíveis de penalização. A penalização do Google pode ser algorítmica ou manual, e ambas acarretam em perda de posicionamento, ou até exclusão do site dos resultados de busca.

Dessa forma, é importante ter em mente que o trabalho de SEO é algo muito delicado, e que a implementação indevida de técnicas que o Google considera como manipulação pode ocasionar em queda de tráfego.
Se o seu negócio sobrevive de tráfego online, a atenção tem que ser triplicada. Não acredite em agências de SEO que prometem o 1º lugar do Google e sempre solicite cases de sucesso e a metodologia de SEO que será aplicada no serviço.
https://www.searchengineoptimization.com.br/cases/

 

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